No intuito de solucionar danos causados pelas intensas chuvas entre o final de 2022 e o início de 2023, a Prefeitura de Contagem realizou uma série de intervenções durante os dias 16 e 22 de janeiro, o que vai prevenir no futuro, outros problemas a quem transita e trafega por Contagem.
No metrô foram realizadas a desobstrução de toda a rede de drenagem, a fim de prevenir alagamentos futuros. No beco Shalon foram realizadas a limpeza no talude e enlonamento (procedimento que visa a proteção da carga). Este local, inclusive, tem sido utilizado indevidamente para descarte de lixos sólidos, o que intensifica os problemas em épocas de chuva, podendo causar deslizamentos.
Viaduto Beatriz
Devido a um deslizamento na alça do viaduto Beatriz, a equipe da Subsecretaria de Manutenção e Serviços Urbanos atuou na limpeza dos materiais que caíram na pista, já interditada e sinalizada para evitar acidentes. Posteriormente, de acordo com o prognóstico da subsecretaria, será realizada a limpeza total da via.
O coordenador da administração Regional Eldorado, José Menezes, destacou que foi feita a limpeza para dar mais comodidade ao transporte público e à população. “Chamamos uma reunião com os demais setores para que possamos envolvê-los para que a manutenção seja periódica”.
Outras melhorias
Outros reparos aconteceram na escadaria da rua Paulo Sérgio, no Jardim das Oliveiras. A revitalização se iniciou nos degraus. Mais adiante, a reforma e pintura no corrimão serão efetuadas, o que trará qualidade, beleza e segurança ao local.